Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

Quem é MEI Micro Empresário Individual, pode prestar concurso público?

A dúvida, na verdade, é se “Quem é MEI pode assumir cargo público”, ou seja, se pode tomar posse. Afinal, quanto a se inscrever no concurso, fazer a prova e aguardar a nomeação, não há dúvidas.

 

A resposta é: “em regra”, na maioria das vezes, NÃO pode. Por que?

 

A Lei que regula a posse em cargo público nos quadros da União Federa, Lei 8.112/90 proíbe que o servidor público seja gerente, administrador ou diretor de empresas privadas. Isso porque, entende a Administração Pública, o servidor não exercerá o cargo com a dedicação que se espera se tiver uma empresa para cuidar.

 

Essa regra costuma ser seguida por Estados e Municípios, mas existem, sim, concursos que não exigem isso do candidato para a posse no cargo.

 

Por outro lado, ser sócio de uma empresa não é proibido. Nesse sentido, o MEI, que é apenas formado pelo próprio empresário, é quem administra a empresa, pois é ele mesmo o Micro Empresário, como o nome diz, individual. Ou seja, o MEI é o próprio administrador – diretor da empresa, se enquadrando na proibição da esfera federal.

 

Então a resposta é, como dito antes, que não pode na maioria das vezes. Mas há órgãos, municípios e entes públicos que não acompanham a regra federal.

 

A Controladoria Geral da União, questionada sobre a possibilidade de contratação de micro empresário individual aprovado em concurso público para servidor temporário do IBGE, emitiu seu parecer esclarecendo a dúvida para a esfera federal (União, Governo Federal, entidades autárquicas federais, Judiciário Federal, Ministério Público Federal e etc): clique aqui para ler o parecer da CGU.

 

Artigo escrito por Marcela Barretta, Advogada Especialista em Concursos Públicos.

 


MEB Advocacia Especializada em Concursos Públicos



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Como funciona a desistência de nomeado e nomeação do próximo ao cargo?

A jornada de um concurso público não termina com a aprovação; ela segue um caminho que inclui a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp