Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

Quais são os concursos nacionais autorizados pelo presidente?

Boa notícia para quem quer se candidatar a algum cargo no serviço público brasileiro: estão abertas mais de 16 mil vagas!

O atual Governo Federal, sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), autorizou uma grande quantidade de vagas para novos concursos, além das vagas de concursos já realizados a serem preenchidas.

Se você deseja concorrer a alguma dessas vagas, é provável que esteja se perguntando quais são elas. Para orientar os interessados no assunto, elaboramos, neste artigo, uma breve apresentação dos principais concursos nacionais autorizados pelo presidente. Apresentaremos também algumas informações relevantes a respeito das mudanças no modelo dos concursos públicos, que altera desde as inscrições e outros aspectos da seleção.

Então, continue a leitura e descubra como se inscrever para o cargo público que você deseja ocupar!

Principais concursos autorizados

No site oficial do Governo Federal, estão disponíveis todos os editais abertos. Para facilitar a localização das vagas pretendidas, esses editais estão organizados em 8 blocos temáticos, que correspondem às áreas a que pertencem os cargos.

Aqui, você confere alguns dos principais concursos autorizados. Veja!

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Com uma das maiores quantidades de vagas, o IBGE ganha destaque nas buscas de quem pretende se tornar servidor público.

Para esse órgão, estão abertas vagas para os seguintes cargos:

  • Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas;
  • Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas; e
  • Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas.

Há vagas para diversas especialidades nesses cargos, incluindo Estatística, Desenvolvimento de Tecnologia da Informação, Métodos Quantitativos, Ciência de Dados, Relações Internacionais, Economia, História, Arquivologia, entre outras.

Ministério da Saúde (MS)

O órgão oferece vagas para:

  • Tecnologista.

As especialidades para as quais há vagas nesses cargos incluem Engenharia Civil ou Arquitetura, Tecnologia da Informação, Saúde, Farmácia, Administração, Contabilidade, Economia ou Estatística e Fomento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Advocacia Geral da União (AGU)

O órgão está disponibilizando vagas para cargos como:

  • Arquiteto;
  • Engenheiro;
  • Estatístico;
  • Médico;
  • Psicólogo.

Para esses cargos públicos, estão disponíveis vagas em especialidades como Medicina, Psicologia, Estatística, Engenharia (Civil, Elétrica, Agronômica e de Produção) e Arquitetura.

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Para esse órgão, há concursos para cargos como:

  • Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS;
  • Analista em Tecnologia da Informação – ATI;
  • Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG;
  • Analista de Infraestrutura – AIE.

Esses cargos possuem vagas para especialidades como Tecnologia da Informação, Geociências, Ambiental, Agrário e Biológicas e até mesmo vagas em que não há restrição de área do conhecimento.

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI)

Servidores poderão ingressar no órgão no cargo de:

  • Especialista em Indigenismo.

Para o cargo, há opções de vagas para especialidades como Análise Pecuária, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Estatística, Arquitetura, Engenharia e Psicologia.

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

Há concurso para os seguintes cargos desse órgão:

  • Analista Administrativo;
  • Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário.

O primeiro conta com vagas para especialidades como Contabilidade e Comunicação Social. O segundo possui uma boa quantidade de vagas para profissionais de qualquer área do conhecimento.

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

O órgão contará com vagas para o cargo:

  • Auditor-Fiscal do Trabalho – AFT.

Para essa função, há uma grande quantidade de vagas na especialidade Auditoria e Fiscalização. Até o momento, o total chega a 900 vagas só para esse cargo!

Sobre as novas vagas para concursos

De acordo com as afirmações de Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação do atual Governo, essa grande abertura de vagas é resultado do represamento dos anos anteriores, pois, neles, não foram realizados os devidos concursos ou chamamentos.

Isso, alega a ministra, provocou no número de servidores atuantes uma grande queda, muito além do que se poderia esperar devido às transformações sofridas pelo mercado graças à ampliação de trabalhos realizados no âmbito digital.

É, portanto, para sanar essa redução de servidores que o Governo vem investindo em aumentar as vagas para concursos e efetivar os chamamentos.

Como se inscrever? Conheça o novo modelo de concurso

Em 2024, as inscrições, bem como todas as demais etapas dos concursos, seguirão uma diretriz única. Isso porque o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos criou um novo modelo para a seleção de servidores. Trata-se do chamado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Essa inovação pretende padronizar procedimentos e métodos de seleção. O objetivo das alterações implantadas é, em resumo, igualar o acesso a essas oportunidades de trabalho, bem como aprimorar a qualidade das seleções, garantindo a admissão de servidores que apresentem as qualificações necessárias para seus referidos cargos.

As inscrições do Concurso Nacional Unificado também foram padronizadas. Candidatos de todo o país deverão utilizar a mesma plataforma de inscrição, respeitando o mesmo prazo. Abertas no dia 19/01/2024, as inscrições vão até dia 09/02/2024. Atente-se à data para não perder o prazo de inscrição!

Outra mudança que integra o CPNU está relacionada aos locais de prova. Em seu site, o Governo apresenta uma relação de mais de 200 municípios onde as provas serão aplicadas. Distribuídos por todo o território nacional, esses locais foram planejados para ampliar o acesso da população à chance de ingressar em cargos do serviço público. O objetivo é que todos os candidatos possam realizar as etapas de seus certames em locais próximos de onde residem.

Onde conferir o restante dos concursos?

Para conhecer os demais concursos autorizados, clique aqui e confira a área Editais, disponível na página do Concurso Nacional Unificado, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal brasileiro. Lá, você encontra cada um dos 8 blocos temáticos e, neles, confere os órgãos com vagas disponíveis, os cargos ofertados, as especialidades aceitas e, por fim, a quantidade de vagas disponibilizada para cada uma dessas especialidades.

Acompanhar as informações diretamente nos canais governamentais é fundamental para garantir que você encontre a vaga mais adequada à sua qualificação. Isso, além de te manter atualizado, garante que as informações obtidas sejam oficiais e confiáveis.

Portanto, não deixe de acessar o site do Governo Federal, organize-se para fazer sua inscrição dentro do prazo e boa sorte no concurso!



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Como funciona a desistência de nomeado e nomeação do próximo ao cargo?

A jornada de um concurso público não termina com a aprovação; ela segue um caminho que inclui a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp