Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

Os cargos concursados onde advogados podem atuar. Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

Abaixo fizemos uma seleta lista de concursos com cargos brilhantes para um advogado focar na carreira pública, veja só:

 

1) Defensor Público  Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

Este profissional é extremamente caro e indispensável atualmente para a sociedade. Ele é uma espécie de advogado, que atende pessoas que não tem condições de contratar um na iniciativa privada, essas pessoas são chamadas de assistidos, que são hipossuficientes economicamente.

 

Existem defensorias públicas tanto estaduais quando no âmbito da união, portanto, haverá concurso nessas duas esferas.

 

O processo seletivo do concurso é bem disputado, acompanhado por provas para avaliar a parte técnica, psíquica, e apresentação de títulos.

 

Por óbvio que é cargo para quem cursou direito, então esse também é um dos requisitos, assim como a inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), inclusive exige-se experiência de no mínimo 3 anos de prática jurídica, o que se você já é advogado pode ser comprovado dessa forma, perfeito não é mesmo?

 

Como haverá concursos a âmbito estadual e federal, é preciso buscar esses editais para verificar os demais requisitos próprios de cada esfera. A defensoria é uma importante instituição e atualmente sua existência que é indispensável é a própria carta magna que diz! Confira:

 

Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal . (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014).

(Constituição da República Federativa do Brasil)

 

2) Advogado da União (AGU – Advocacia-Geral da União) – Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

 O advogado da união assessorara judicialmente os órgãos federais.

 

Além do requisito indispensável de ser bacharel em direito, deverá ser aprovado no concurso público específico para o cargo, ter inscrição na OAB, e se requer a comprovação de experiência da prática jurídica de 2 anos, o que mais uma vez você pode aproveitar os anos na advocacia privada para isto.

 

Nos termos do art. 131 da Constituição, “a Advocacia-Geral da União (AGU) é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.”

 

A AGU é uma Instituição prevista pela Constituição Federal, e tem natureza de Função Essencial à Justiça, não se vinculando, por isso, a nenhum dos três Poderes que representa.

 

O Advogado-Geral da União, dentre outras atribuições, deve assessorar direta, imediata e pessoalmente o Presidente da República, dirigir a AGU e representar a União junto ao Supremo Tribunal Federal.

 

3) Oficial de Justiça – Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

Estes profissionais, tem sua atuação vinculada à aplicação de leis e mandados judiciais, eles vão até a parte para notificar através de intimações ou citações, reintegrações e outras decisões judiciais, dando ciência a elas da ação existente ou da fase em que essa se encontra.

 

Suas atividades são relacionadas com a execução de serviços de apoio à tramitação dos processos judiciais no Poder Judiciário.

 

No TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) como por exemplo, podem ter funções como:

 

  • Fazer citações, intimações, notificações e diligências nos processos de 2ª Instância, lavrando os atos e as certidões correspondentes;

  • Escriturar o andamento dos autos remetidos ou recebidos dos desembargadores, bem como entregar e receber depois de despachados;

  • Colher as assinaturas dos Desembargadores e Procuradores de Justiça nos acórdãos;

  • Manter sob sua guarda e responsabilidade os autos que lhe forem confiados;

  • Preparar as salas para as sessões de julgamento;

  • Entregar processos em pauta aos participantes das sessões que desejarem analisá-los;

  • Assistir as sessões do Tribunal Pleno, Órgão Especial, Seção Civil, Câmaras Criminais Reunidas, Grupos de Câmaras Cíveis, das Câmaras Isoladas e do Conselho da Magistratura, executando serviços que lhe forem determinados;

  • Costurar ou apor colchetes nos processos;

  • Entregar pautas de julgamento das sessões e processos na Procuradoria Geral da Justiça;

  • Executar outras atividades correlatas.

 

4) Procurador de Justiça – Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

Este profissional pode representar o município, estado ou União, quanto a seus interesses jurídicos, ou seja, eles são seus advogados.

 

A remuneração dos procuradores pode variar muito conforme a localidade do Brasil, assim como deve ser considerado o orçamento do respectivo órgão ao qual ficará vinculado o procurador.

 

É necessário a conclusão da graduação em Direito, aprovação na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a comprovação de atividade jurídica a depender da previsão do edital do concurso, e se houver, pode variar de 24 a 36 meses essa atividade.

 

5) Promotor de Justiça – Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

Integrante do Ministério Público, este representa as pessoas quando os assuntos são de interesse público.

 

Esses assuntos podem ser por exemplo: casos de desvios públicos, o cumprimento e respeito aos Direitos Humanos e a dignidade da pessoa humana.

 

Os requisitos principais para poder exercer essa profissão, são aprovação em concurso público de provas e de títulos, experiência anterior na área jurídica, a prática, e a inscrição regular na OAB.

 

As Promotorias de Justiça são o contato direto do Ministério Público com o cidadão. Os Promotores de Justiça devem realizar reuniões com a comunidade, participar de audiências públicas, solicitar informações, coletar dados, investigar e ouvir testemunhas para apurar a ocorrência de irregularidades e crimes nas suas diversas áreas de atuação.

 

As Promotorias também desempenham as funções institucionais do MP nas comarcas, nas esferas judicial e extrajudicial. Extrajudicialmente, o Promotor pode fazer recomendações e propor acordos como os termos de ajustamento de conduta. Judicialmente, ele atua nos fóruns ajuizando ações e fazendo denúncias.

(Ministério Público de Santa Catarina)

 

6) Delegado – Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

Na área penal, este é uma das profissões mais desejadas, se você é um advogado criminal, esta pode ser a profissão certa para você.

 

 Há a esfera da Polícia Civil ou Polícia Federal.

 

A sua função principal é a condução de investigações criminais.

 

Uma observação: não é obrigada ter a OAB, mas claro que, o advogado também pode participar do concurso para conseguir a aprovação e a respectiva investidura no cargo, uma vez que ter advogado antes só irá contribuir para uma formação humana e jurídica melhor desse novo delegado de polícia.

 

Os requisitos consistem em aprovação no concurso público, ser bacharel em Direito e ter no mínimo 3 anos de experiência profissional na área, a prática jurídica.

 

7) Juiz de Direito/Magistratura – Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

Esta é uma das carreiras mais disputadas no mundo jurídico. Isto porque prevê remunerações generosas e estabilidade financeira e de emprego muito desejadas pelos operadores do direito.

 

A função principal deste servidor público é de representar o Estado através do poder judiciário, julgando as demandas processuais que serão submetidas a comarca a qual se vinculou após sua aprovação. São conflitos jurídicos que podem envolver pessoas físicas e jurídicas, órgãos e agentes públicos, e ele poderá ser juiz estadual e federal.

 

Para alcançar esse cargo tão almejado pelos juristas, é necessário muito estudo, pois a composição do concurso é de provas e títulos, com várias fases. As matérias abordadas são muito amplas dentro do direito, exigindo do examinando um enorme conhecimento geral jurídico.

 

É requisito ser bacharel em Direito, assim como ter experiência de prática jurídica profissional, conforme o que for exigido no edital.

 

Portanto ter a OAB e atuar antes de fazer esse concurso, pode ser uma boa opção! Ao mesmo tempo que você atua como advogado e tira sua subsistência, também estuda a atuação prática do direito, o que ajuda nos estudos para a prova da magistratura, e de quebra preenche o requisito da atuação na área jurídica exigido pelos editais deste concurso.

 

8) Desembargador/Magistratura – Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

Este é o juiz de segunda instancia, que carrega os atributos do juiz de direito, porém, atuando na instância superior do Poder Judiciário, o desembargador deve fazer um julgamento contra as sentenças proferidas pelo juízo de primeira instancia.

 

Os processos chegam até ele por meio de recursos apresentados pelos advogados ou promotores.

 

Entretanto o grande detalhe: o ingresso para essa carreira é pela escolha pelo governador ou presidente da República, após o recebimento de uma lista de nomes formulada pela OAB ou pelo Ministério Público, aqui especificamente para o caso de advogados e promotores de justiça, e ainda, a experiência jurídica para esse cargo é de no mínimo 10 anos.

 

Conclusão – Quais concursos são escolhas excelentes para Advogados?

 

Você já conhecia esses cargos excelentes?

 

A estabilidade de uma carreira concursada é muito atraente, e em determinada etapa da vida profissional, os advogados sempre ponderam sobre passar a exercer a profissão jurídica com essa segurança financeira, pois com advocacia não vem somente a liberdade de jornada, mas vem também remunerações muito flexíveis e imprevisíveis, onde nasce o desejo de passar para uma carreira concursada.

Fonte: Estratégia Concursos

________________________________________________________________________________

MEB Advocacia Especializada em Concursos Públicos



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Como funciona a desistência de nomeado e nomeação do próximo ao cargo?

A jornada de um concurso público não termina com a aprovação; ela segue um caminho que inclui a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp