Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

O que fazer quando se perde o prazo de convocação?

Um grande temor de toda pessoa que presta um concurso público é perder o prazo de convocação. Não é para menos, afinal, há muita coisa em jogo quando alguém busca se tornar um profissional concursado. Depois de todo o esforço demandado pelas provas e depois de, finalmente, ter obtido aprovação, é normal que seja frustrante perder a vaga por não ter sabido da convocação a tempo.

Mas, não se desespere: na maioria dos casos, essa situação pode ser solucionada. Para isso, o candidato deve tomar o quanto antes as providências necessárias.

Se esse é o seu caso, continue a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, iremos explicar em que casos a perda do prazo pode ser solucionada e como essa resolução pode ser obtida. Vamos lá?

O que é uma convocação de concurso público?

Para começar, vamos esclarecer alguns termos para evitar dúvidas e garantir que você saiba como proceder para conquistar o cargo que deseja.

Um concurso público nada mais é do que um processo seletivo referente a uma vaga de trabalho. Esse é um tipo de processo voltado especificamente para vagas públicas concursadas. A seleção tem o intuito de examinar os candidatos, ou seja, as pessoas que estão tentando preencher um determinado cargo público efetivo.

As provas devem ser preparadas de modo a avaliar os candidatos de maneira democrática, garantindo que todos(as) tenham iguais chances de obter aprovação. É a partir disso que se pode analisar o desempenho de cada profissional e, assim, realizar a nomeação dos aprovados.

Os concursos públicos costumam ser divididos em fases, sendo elas criadas para que os avaliadores possam obter todas as informações de que precisam para selecionar o candidato mais adequado ao cargo em questão.

Após a aprovação em todas as fases do concurso, o profissional é convocado para a sua admissão no cargo. Sendo assim, a convocação é, simplesmente, a chamada para que os candidatos aprovados se apresentem e preencham as vagas para as quais estavam concorrendo.

A convocação, bem como as fases do concurso, tem um prazo. Isso quer dizer que, se você prestou um concurso e conquistou a aprovação, há uma data limite para se apresentar para a nomeação.

Mas, e se você perdeu esse prazo? Veja a seguir como evitar ou solucionar esse problema.

Atente-se à ordem de convocação

Um concurso difere um pouco de outros processos seletivos. Isso porque, para cargos público, há editais, provas e classificações. E é aí que está um ponto ao qual você deve se atentar.

Todas as fases de um concurso público que envolvem uma avaliação do desempenho dos candidatos servem para o preenchimento de listas de classificação. Ao realizar uma prova, cada candidato obtém uma pontuação e isso determina sua posição classificatória naquela etapa do processo.

Em outras palavras, cada etapa é seguida por uma lista de pontuação, onde você pode localizar a sua candidatura em comparação com a dos demais participantes do concurso.

A convocação para a nomeação é feita com base nessa classificação. Os indivíduos são convocados na sequência em que se encontram na lista de pontuação. A pessoa que está em primeiro lugar é chamada primeiro e assim por diante. Isso até que todas as vagas sejam preenchidas.

A classificação não depende exclusivamente do desempenho apresentado nas fases do concurso. Em geral, há outros fatores que interferem nesse resultado, como é o caso das cotas. Vagas voltadas especificamente para pessoas pretas ou pardas, por exemplo, têm suas listas separadas das da chamada ampla concorrência.

Mas, por que estamos explicando tudo isso? Porque o desenrolar desse processo de convocação pode ser demorado. Com isso, aumentam as chances de que você pare de acompanhar o andamento das novas chamadas e, assim, quando finalmente chega a sua vez, você perde a convocação.

É por essa razão que devemos sempre nos atentar às datas expressas no edital e nas publicações de suas retificações, além de acompanhar todo o processo convocatório.

Quando é possível ser admitido mesmo tendo perdido o prazo de convocação?

 

Nesse ponto, você pode estar se perguntando “Certo, mas, e se a minha convocação já foi realizada e eu acabei perdendo o prazo? Ainda tenho alguma chance de conseguir a vaga?”. E a resposta é: sim!

Existem algumas circunstâncias que, sendo devidamente comprovadas e avaliadas, podem estar a seu favor. As principais entre elas são:

  • falta de efetividade na convocação; e
  • grande distância de tempo entre a convocação e a realização do certame.

Esses fatores podem atestar que o processo de convocação não correspondeu devidamente ao princípio da razoabilidade, o que abre uma brecha para que o candidato acesse seu direito de ser reconvocado.

A efetividade da convocação diz respeito ao modo como a informação foi oferecida ao candidato. Em muitos concursos, a divulgação das chamadas de convocação é feita através do Diário Oficial (seja o da União, dos Estados ou dos Municípios, o que varia de acordo com o tipo de concurso). Também é possível que a notificação seja feita através de um contato oferecido pelo candidato durante o processo, como o e-mail, por exemplo.

Suponhamos que tenha se passado muito tempo desde a sua participação no concurso. Depois de mais de 1 ano, você perde o costume de conferir diariamente o Diário Oficial e, quando finalmente ocorre a sua convocação, você não fica sabendo a tempo. Você confere sua caixa de e-mails e outros contatos e descobre que o chamamento não foi feito por nenhum outro canal além do Diário. Esse é um caso em que há tanto a grande distância de tempo entre o processo seletivo e a convocação quanto a falta de efetividade na comunicação com o candidato. Assim, é possível recorrer, recuperando seu direito de ser convocado.

Em caso de dificuldade, busque a ajuda de advogados

O mais indicado é contar com o auxílio de um(a) advogado(a) que tenha especialização em concursos públicos. Esse profissional tem o preparo necessário para analisar de forma detalhada o edital do concurso prestado. Assim, é possível identificar alguma informação que torne possível a inclusão, mesmo que tardia, do candidato.

Portanto, confira se o seu caso se enquadra nas circunstâncias acima descritas e apresente a situação a um advogado. Essa é a melhor alternativa para quem não quer desistir do sonho de se efetivar em um cargo público.



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
TSE confirma fraude à cota de gênero em 14 municípios

Na sessão virtual de julgamento encerrada nesta quinta-feira (29/2), o Plenário do Tribunal



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp