Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

O que faz a Comissão Organizadora em um concurso público? Veja!

Afinal, o que quer dizer quando um concurso público está com comissão formada? É a mesma coisa que banca definida? Saiba mais detalhes sobre a Comissão Organizadora e as suas responsabilidades dentro de uma nova seleção!

 

A formação da Comissão Organizadora é o terceiro e penúltimo passo antes da publicação do edital para concurso público. Listado como “comissão formada” na situação do certame, este estágio é constantemente confundido com a definição da banca organizadora. E, apesar de estarem relacionadas, são etapas diferentes.

 

Mas então, qual é a diferença entre comissão formada e banca definida? O que faz uma Comissão Organizadora e como isso influencia os seus estudos para concursos públicos? Continue lendo para saber mais!

 

Comissão Organizadora: afinal, o que é?

 

Para que possa atender às necessidades do órgão em questão, o concurso público precisa ser planejado com uma visão interna. E quem melhor para explicitar essas necessidades do que os servidores que trabalham lá? Pois é!

 

Comissão Organizadora é um grupo de servidores públicos apontados para formular o projeto básico e acompanhar todas as demais fases do certame até a sua homologação.

 

Na prática, isso quer dizer que os membros da Comissão Organizadora serão responsáveis por detalhar os cargos, requisitos, etapas, número de vagas (dentro do quantitativo previamente autorizado) e outras informações essenciais que buscam encontrar o futuro servidor mais adequado para as posições ofertadas. Todas essas informações constituirão o chamado projeto básico, uma espécie de manual de instruções para a formulação do edital de concurso.

 

Mas não é só isso que os membros de uma comissão formada fazem: eles também ficarão em cargo de quaisquer outras etapas que necessitem de avaliação interna, tais como a Prova Oral, Avaliação de Títulos, Prova de Tribuna e a Entrevista, por exemplo.

 

A Comissão Organizadora de um concurso público pode ainda receber outros nomes, como Comissão Examinadora ou até mesmo Grupo de Trabalho.

 

Como saber a composição de uma comissão formada?

 

A composição de uma Comissão Organizadora costuma ser publicada em diferentes Diários Oficiais, de acordo com o âmbito de cada concurso público organizado.

 

Nesta publicação, é comum que seja explicitado o nome de todos os membros, bem como a indicação de presidente e vice-presidente, funções que ficarão responsáveis por uniformar as opiniões do grupo e realizar as decisões finais.

 

Uma Comissão Organizadora geralmente é formada por 6 a 8 membros, mas pode variar para mais ou para menos, dependendo do tamanho da seleção.

Fonte: Gran Concurso

__________________________________________________________________________________

MEB Advocacia Especializada em Concursos Públicos



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Como funciona a desistência de nomeado e nomeação do próximo ao cargo?

A jornada de um concurso público não termina com a aprovação; ela segue um caminho que inclui a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp