O que faz a Comissão Organizadora em um concurso público? Veja!
Afinal, o que quer dizer quando um concurso público está com comissão formada? É a mesma coisa que banca definida? Saiba mais detalhes sobre a Comissão Organizadora e as suas responsabilidades dentro de uma nova seleção!
A formação da Comissão Organizadora é o terceiro e penúltimo passo antes da publicação do edital para concurso público. Listado como “comissão formada” na situação do certame, este estágio é constantemente confundido com a definição da banca organizadora. E, apesar de estarem relacionadas, são etapas diferentes.
Mas então, qual é a diferença entre comissão formada e banca definida? O que faz uma Comissão Organizadora e como isso influencia os seus estudos para concursos públicos? Continue lendo para saber mais!
Comissão Organizadora: afinal, o que é?
Para que possa atender às necessidades do órgão em questão, o concurso público precisa ser planejado com uma visão interna. E quem melhor para explicitar essas necessidades do que os servidores que trabalham lá? Pois é!
A Comissão Organizadora é um grupo de servidores públicos apontados para formular o projeto básico e acompanhar todas as demais fases do certame até a sua homologação.
Na prática, isso quer dizer que os membros da Comissão Organizadora serão responsáveis por detalhar os cargos, requisitos, etapas, número de vagas (dentro do quantitativo previamente autorizado) e outras informações essenciais que buscam encontrar o futuro servidor mais adequado para as posições ofertadas. Todas essas informações constituirão o chamado projeto básico, uma espécie de manual de instruções para a formulação do edital de concurso.
Mas não é só isso que os membros de uma comissão formada fazem: eles também ficarão em cargo de quaisquer outras etapas que necessitem de avaliação interna, tais como a Prova Oral, Avaliação de Títulos, Prova de Tribuna e a Entrevista, por exemplo.
A Comissão Organizadora de um concurso público pode ainda receber outros nomes, como Comissão Examinadora ou até mesmo Grupo de Trabalho.
A composição de uma Comissão Organizadora costuma ser publicada em diferentes Diários Oficiais, de acordo com o âmbito de cada concurso público organizado.
Nesta publicação, é comum que seja explicitado o nome de todos os membros, bem como a indicação de presidente e vice-presidente, funções que ficarão responsáveis por uniformar as opiniões do grupo e realizar as decisões finais.
Uma Comissão Organizadora geralmente é formada por 6 a 8 membros, mas pode variar para mais ou para menos, dependendo do tamanho da seleção.
__________________________________________________________________________________
MEB Advocacia Especializada em Concursos Públicos
Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?
Fale Conosco Agora