Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261
Publicações
O ano de 2024 traz uma grande novidade para todos aqueles que desejam prestar concursos públicos: o Concurso Nacional Unificado. O modelo altera a forma de realização de concursos para cargos públicos efetivos em todo o Brasil.
A mudança, por ser nova, pode causar apreensão e levantar diversas dúvidas. Portanto, para te ajudar a compreender melhor o que está sendo modificado, elaboramos este artigo a respeito do novo modelo criado pelo Governo Federal.
Aqui, você poderá entender o que é o Concurso Nacional Unificado, quais os seus objetivos e diversas outras informações relacionadas. Acompanhe os tópicos a seguir e entenda!
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é um novo modelo implantado para a realização de concursos que proveem cargos públicos efetivos em órgãos e entidades federais. A inovação foi criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que integra o Governo Federal do Brasil.
Através do CPNU, as avaliações são realizadas através de provas aplicadas de forma simultânea no Distrito Federal e em todos os Estados do país.
Esse modelo, como o nome indica, tem a finalidade de unificar, ou seja, tornar conjunta a realização dos concursos públicos. Com isso, o principal objetivo que se pretende alcançar é um aumento na igualdade da distribuição do acesso à oportunidade de atuar em cargos públicos efetivos.
Como informado no site do Governo Federal brasileiro, em sua página sobre o Concurso Nacional Unificado, o modelo foi implantado com os seguintes objetivos:
Para aprofundar um pouco mais alguns dos conceitos acima listados, ressaltamos que a referida impessoalidade é um princípio previsto pela Constituição e que deve ser cumprido em todas as etapas de um concurso público. Esse princípio garante que os candidatos sejam avaliados por seus méritos e desempenhos nas provas do concurso, sem que estejam vulneráveis a prejuízos ou favoritismos decorrentes de interesses pessoais por parte dos membros da banca. Ao padronizar, em âmbito federal, os métodos e procedimentos dos certames, o modelo unificado promete bons resultados na eliminação de chances desse e de outros tipos de fraude.
O refinamento dos critérios de avaliação tem a finalidade de garantir que, em cada concurso, sejam priorizadas as qualificações exigidas para cada cargo. Assim, a seleção torna-se mais eficiente, o que, posteriormente, se reverte em benefício para toda a população, que poderá contar com a qualificação e aptidão dos servidores públicos atuantes em todo o Brasil.
O site do Governo Federal também disponibiliza, na página do Concurso Nacional Unificado, todos os editais abertos. Eles estão divididos em 8 blocos temáticos, que são:
Ao conhecer os blocos, também é possível ver quais são os órgãos, cargos e especialidades que integram cada um deles. Isso é necessário para que você localize o cargo ao qual pretende se candidatar, portanto, não deixe de conferir essas informações!
Como todas as demais etapas dos concursos, a inscrição também se tornou unificada nesse modelo. Assim sendo, todos os cidadãos do país que têm o interesse em se candidatar devem respeitar o mesmo prazo de inscrição.
Quanto a isso, atenção: o prazo para se inscrever teve início no dia 19/01/2024 e vai somente até o dia 09/02/2024!
Uma dica valiosa é não deixar para a última hora. Adiante-se e formalize sua inscrição o quanto antes!
Também é recomendável que você, interessado em se candidatar às vagas para servidores públicos efetivos, acesse as informações oferecidas no site do Governo sobre os locais de prova. Ali, está disponível uma relação completa de todos os municípios participantes.
Nesse quesito, há uma mudança interessante promovida pelo novo modelo. Com a já mencionada intenção de igualar a possibilidade de acesso, o Governo buscou permitir que os candidatos possam realizar as etapas dos concursos em locais mais próximos de suas residências. Para isso, foram selecionadas 220 cidades para a realização das provas.
Acessando o site do Governo, você confere listas e mapas que informam todos os locais de prova e já fica sabendo onde poderá realizar o seu certame.
Além de todas essas informações, a página do CPNU também oferece um guia com recomendações para os candidatos.
Esse tutorial foi elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério da Gestão. Nele, são apresentadas as melhores práticas para quem irá participar dos processos seletivos.
Aproveitar esse tipo de dica é bastante útil para tornar mais viável a realização do sonho de se tornar um servidor público efetivo, portanto, vale a pena ficar de olho nesse guia!
Ainda na página do Concurso Nacional Unificado, é possível encontrar uma área denominada “Tire suas dúvidas”. Ao clicar nela, você tem acesso ao FAQ com respostas às principais perguntas a respeito do assunto. Essa é uma ótima maneira de conferir se já existem respostas disponíveis para as suas questões e, ainda, ficar por dentro de mais detalhes sobre as mudanças implementadas.
Se, mesmo com as informações disponibilizadas pelo Governo, você tiver dificuldades ou dúvidas relacionadas ao modelo unificado, o ideal é entrar em contato com um escritório de Advocacia que tenha, como foco de atuação, a defesa dos direitos de candidatos de concursos públicos. Esses profissionais, certamente, poderão oferecer o suporte de que você precisa para garantir que você desfrute do seu merecido acesso à oportunidade de se tornar um servidor público.
Participar de um concurso público é, para além da busca por uma posição profissional mais