Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

Em livro, advogado mostra como sobreviver às transformações do Direito

Um mercado em constante mutação, em meio aos avanços tecnológicos e às novas “tendências” profissionais, os altos e baixos no mundo dos concursos públicos e a massificação da advocacia. Eis alguns dos desafios encarados atualmente pelos operadores do Direito. E hoje, como ontem, porém, a fórmula para enfrentá-los continua a mesma: investir em si mesmo.

 

Na obra, autor narra como conciliou estudo e trabalho e como tirou 1º lugar em concurso.

 

Essa é uma das lições que podem ser tiradas do livro A Arte de se Inspirar: uma Semibiografia no Direito, que o advogado, árbitro e professor Gustavo Henrique Justino de Oliveira lançou neste ano pela Editora Amanuense.

 

Na obra, Justino apresenta passagens de sua história pessoal, marcada pelos livros e processos, mas procura mostrar que, assim como o leitor, ele próprio tenta sobreviver às transformações no meio em que atua. Dessa forma, segundo o autor, sua trajetória pode servir de inspiração para o profissional em busca de uma carreira e uma vida interessantes, com propósito e sentido.

 

“Muitas vezes agimos e fazemos o que é esperado pelo outro (…) Outras vezes, esperamos ser guiados quase que unicamente por acontecimentos alheios à nossa vontade (…). Na trilha de nossa vida, inspirar-se constantemente é um grande desafio”, explica o autor.

 

Professor de Direito Administrativo na USP e no IDP (Brasília), Justino aborda também o estado atual do ensino superior de Direito, que, segundo ele, produz pouco pensamento crítico e padece com a influência dos cursinhos preparatórios. Tal problema vem de longe, aliás.

 

“O currículo da Faculdade de Direito era pesadíssimo, as aulas eram quadradas, e eu não compreendia o motivo de estudar aqueles conteúdos. Era algo que me soava antigo e autoritário”, recorda Justino, que é titular da coluna Público & Pragmático, da revista eletrônica Consultor Jurídico.

 

A solução proposta para superar esse descompasso entre o ensino jurídico e a realidade profissional é o que Justino classifica como “mentoria”, ou seja, a troca de experiências focada não em produzir conteúdos, mas em transmitir o conhecimento acumulado por quem já construiu uma trajetória e sobreviveu aos desafios do mundo jurídico.

 

Justino é graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor em Direito Administrativo pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Faculdade de Direito de Coimbra, pelo Instituto Max Planck e pela Universidade de Amsterdam.

 

Ele foi procurador do estado do Paraná e hoje é sócio fundador do escritório Justino de Oliveira Advogados. A Arte de se Inspirar: uma Semibiografia no Direito está disponível no site da Amanuense Livros e na Amazon.

 

Fonte: Conjur


MEB Advocacia Especializada em Concursos Públicos



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Como funciona a desistência de nomeado e nomeação do próximo ao cargo?

A jornada de um concurso público não termina com a aprovação; ela segue um caminho que inclui a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp