Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

‘Enem dos concursos’: veja os salários previstos para cada uma das 6,6 mil vagas ofertadas

Concurso Nacional Unificado tem oportunidades de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal; as provas devem ocorrer até maio de 2024.

 

O Concurso Nacional Unificado, ou “Enem dos concursos”, vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Há oportunidades para engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social e vários outros cargos, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.

 

Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas (de uma mesma área de atuação) em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição (entenda mais abaixo).

O edital com todos os detalhes do concurso, que deve ocorrer até maio de 2024, está previsto para sair em janeiro. A banca será a Fundação Cesgranrio.

 

No entanto, como o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já divulgou as carreiras ofertadas, o g1 fez uma tabela com uma previsão dos salários iniciais dos cargos, com base na remuneração atual dos servidores públicos federais.

 

Como vai funcionar?

 

Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação. Vai funcionar assim, segundo o governo:

  • No momento da inscrição, o candidato vai escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc);

 

  • Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes;

 

  • prova será aplicada em um único dia em duas etapas: a primeira, formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda, com questões específicas e dissertativas de cada área de atuação;

 

  • Após a prova, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas etc.

 

  • Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos;

Fonte: G1

______________________________________________________________

MEB Advocacia Especializada em Concursos Públicos



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Como funciona a desistência de nomeado e nomeação do próximo ao cargo?

A jornada de um concurso público não termina com a aprovação; ela segue um caminho que inclui a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp