Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

Diárias e valorização salarial foram temas de assembleia no Idaf.

Mobilização da categoria é fundamental para garantir conquistas

 

Na tarde da última quarta-feira (27), servidores do Idaf estiveram reunidos em Assembleia, de forma híbrida, online e no auditório da Instituição, para discutirem os principais problemas que afetam a categoria.

 

A falta de pessoal; necessidade de concurso público; reajuste do valor da diária; condições de trabalho foram os principais temas debatidos pelos participantes.

 

A questão da recomposição das perdas salariais dos últimos anos também foi pauta. Atualmente, os servidores estaduais estão com um acúmulo de 19,4% nos últimos quatro anos.

 

Esse déficit seria bem maior não fosse a atuação da atual diretoria do Sindipúblicos que abriu o diálogo e conquistou a recomposição de 11% nos últimos dois anos, 6% em 2022 e 5% este ano.

 

“Temos muito o que avançar. Estamos realizando essa rodada de assembleias na nossa base para que juntos os servidores possam apresentar suas demandas para incluirmos na pauta da campanha salarial 2024. Mas para que essas reivindicações sejam atendidas pelo governo, é preciso mobilização, com a categoria participando das assembleias, dos atos, das nossas redes sociais” comenta Iran Caetano, presidente do Sindipúblicos.

 

“A representatividade na assembleia foi animadora. Já é mais que sabido que sem mobilização não há conquistas para os trabalhadores. Precisamos nos organizar para fortalecermos nossas estratégias de luta pela recomposição salarial, pelo urgente reajuste dos valores de diária, recomposição do quadro de servidores da instituição, entre tantas outras pautas relativas às condições de trabalho” avalia Josicleia Zanelato, servidora do Idaf.

 

Conquistas em 2023

 

O ano de 2023 foi um marco na história do Sindipúblicos. A nova postura da atual diretoria do Sindipúblicos garantiu a implantação de uma mesa de negociação permanente com o governo, com diálogo constante. Conquistando assim a revisão geral anual; 100% no reajuste do auxílio-alimentação, saltando de R$ 300 para R$ 600; a nomeação dos ASE’s e dos Analistas do Executivo; a garantia da aposentadoria dos atingidos pela inconstitucionalidade da Lei 187/2000, abrangidos pela modulação do STF e realização de novos concursos públicos no Idaf, Incaper, Iema, Agentes de Suporte Educacionais e Analistas do Executivo.

 

Pendências

 

Apesar dos avanços na pauta de negociação, o Sindipúblicos tem cobrado do governo a resolução de algumas demandas pendentes: a atualização dos valores da diária e a apresentação pela Seger de um estudo sobre as carreiras em extinção na vacância, garantindo a valorização dos profissionais que ficaram de fora do processo de reestruturação de carreiras em março de 2022.

 

Próximas Assembleias:
28 de setembro (quinta): IPAJM, às 13h30 – auditório do IPAJM
03 de outubro (quinta): IEMA, às 09h – refeitório da sede e por teleconferência
03 de outubro (quinta): Carreiras extintas na vacância, às 13h30 – auditório do Sindipúblicos e por teleconferência
04 de outubro (quarta): DETRAN, às 13h30 – auditório do Detran e por teleconferência
05 de outubro (quinta): DIO, às 13h30 – sala de reuniões da Aderes
Todas as assembleias têm como pontos de pauta: 1) Informes; 2) Estabelecimento da pauta de reivindicações da categoria que comporá a Campanha Salarial 2023 – 2024 a ser negociada com o Governo do Estado e 3) Assuntos gerais.

 

* Perdas salariais calculadas com base no IPCA/IBGE de 01/2019 à 08/2023 (31%), subtraídos os reajustes concedidos pelo Governo Casagrande de 3.5% em 2019, 6% em 2022 e 5% em 2023, somados 3% referente a alteração da alíquota previdenciária prevista na Lei 931/2019.

Fonte: Sindipúblicos


MEB- Advocacia Especializada em Concursos Públicos



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Como funciona a desistência de nomeado e nomeação do próximo ao cargo?

A jornada de um concurso público não termina com a aprovação; ela segue um caminho que inclui a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp