Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261

M.E.B. Advocacia

Publicações

Brasil é o país com maior número de advogados por habitantes do mundo, diz OAB

Brasil é o país com maior proporção de advogados por habitantes, segundo um estudo feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Existe um profissional de direito para cada 164 habitantes, segundo o levantamento que considerou dados da International Bar Association (IBA) para fazer comparação com outros países.

Ao longo dos anos, o acesso ao ensino superior ficou mais acessível e muitos dos estudantes ingressaram no curso de Direito. Atualmente, cerca de 1,3 milhão de pessoas exercem a profissão regularmente no Brasil com aprovação no exame da OAB.

Países com maior número de advogados por habitantes

Conforme o estudo da OAB, o Brasil tem a mesma quantidade de advogados que os Estados Unidos. No entanto, a diferença está na proporção. Enquanto o Brasil tem um advogado para cada 164 habitantes, nos EUA é cerca de um profissional para cada 253 habitantes.

Em relação à proporção de advogados por habitantes, o ranking elaborado pela OAB traz os seguintes países:

1. Brasil: 1 a cada 164

 

2. Estados Unidos: 1 a cada 253

3. Argentina: 1 a cada 365

4. Reino Unido: 1 a cada 471

5. Portugal: 1 a cada 625

6. Índia: 1 a cada 700

Por que o Brasil tem mais advogados do que outros países?

Para a Ordem dos Advogados do Brasil, uma das explicações para o Brasil ter grande proporção de advogados por habitante é o crescimento da oferta de cursos de Direito ao longo das últimas décadas. Afinal, entre 1995 e 2023 o aumento foi de 706% no país.

Paralelo a esse aumento, a procura dos brasileiros pelo curso de Direito está associada ao prestígio da profissão e pelas oportunidades de trabalho, incluindo a estabilidade que os concursos públicos oferecem.

Curso de Direito com bolsa de estudo

graduação de Direito é um dos cursos mais tradicionais e concorridos do país. Ao concluir a formação que tem duração média de cinco anos, e obter aprovação na prova da OAB, o profissional pode seguir carreira como defensor público, Magistrado, membro do Ministério Público,  consultor jurídico, delegado, além de advogado em uma das diversas áreas.

Para ingressar no curso de Direito sem concorrência e com desconto nas mensalidades, conte com as bolsas de estudo do Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país que tem parceria com as melhores instituições de ensino. Para garantir a sua bolsa de estudo, acesse o site do Educa, confira as bolsas disponíveis e comece a estudar Direito agora mesmo!

 

Fonte: Educa Mais



Você está procurando uma advocacia especializada em concursos públicos?

Fale Conosco Agora
Como funciona a desistência de nomeado e nomeação do próximo ao cargo?

A jornada de um concurso público não termina com a aprovação; ela segue um caminho que inclui a



ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM CONCURSO PÚBLICO

Chamar no Whatsapp