Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261
Publicações
O concurso Politec PE deve acontecer em breve. O concurso público da Polícia Científica de Pernambuco já está autorizado pelo governo do Estado de Pernambuco. O governador autorizou 164 vagas para a Polícia Científica. Sendo 50 vagas para peritos criminais, 50 para médicos legistas, 60 para agentes de medicina legal e 4 para agentes de perícia criminal.
O secretário de defesa social Humberto Freire informou anteriormente esse ano, durante o encerramento do curso de formação de oficiais da Polícia Militar, que o novo edital do concurso Politec PE será publicado até o fim do ano.
A previsão é de que o edital do concurso Politec PE seja publicado ainda no segundo semestre de 2022. Recentemente a deputada Delegada Gleide Ângelo informou que foram solicitadas 1.000 vagas para agente de polícia e 2.500 vagas para soldado PM. Além disso, haverá oportunidades para a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.
O último concurso da Polícia Científica de Pernambuco aconteceu em 2016 e foi organizado pela banca organizadora Cespe. O concurso Politec PE ofertou 316 vagas de nível superior. Os cargos ofertados foram:
A remuneração inicial oferecida no edital do concurso Politec PE de 2016 foi de R$ 3.276,42 a R$ 8.497,62, a depender da função escolhida.
As etapas previstas no edital do concurso Politec PE 2016 foram:
Todas as etapas tiveram um caráter eliminatório. Além disso, as etapas de curso de formação e das provas objetivas e discursivas tiveram um caráter classificatório.
As questões das provas objetivas foram do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, segundo o comando da questão.
Para os cargos de Auxiliar de Legista, de Auxiliar de Perito e de Perito Papiloscopista, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valeram 60,00 pontos.
Para os cargos de Médico Legista e de Perito Criminal – todas as áreas, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valeram 100,00 pontos.
Ambas as provas abrangeram os objetos de avaliação constantes no conteúdo programático do edital do concurso Politec PE 2016.
Para os cargos de Auxiliar de Legista, de Auxiliar de Perito e de Perito Papiloscopista, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 20,00 pontos e consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tema da atualidade.
Para os cargos de Médico Legista e de Perito Criminal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 40,00 pontos e consistiu de um estudo de caso, de até 30 linhas cada, no valor de 20,00 pontos, e de uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, no valor de 20,00 pontos, acerca da área de conhecimentos específicos de cada cargo/área.
O TAF do concurso Politec PE 2016 foi composto pelos seguintes exercícios:
Para cada cargo, foram avaliados os seguintes requisitos psicológicos:
O exame médico objetivou aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Inicial Técnico Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
A investigação social verificou a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo, tendo como resultado recomendado ou não recomendado.
O Curso de Formação, de caráter eliminatório, foi realizado no Campus de Ensino Recife (CERE) da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES), pela SDS/PE, sendo regido pelas normas inerentes à categoria funcional, por este edital e pelo edital de convocação para a matrícula.
O Curso de Formação teve aulas presenciais, em tempo integral, com atividades que puderam ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados.
Fonte: Gran Cursos Online
Participar de um concurso público é, para além da busca por uma posição profissional mais