Atendemos todo o Brasil -
011 3101-2261
Publicações
“Perdi convocação para concurso, e agora?”
O candidato prestou concurso público para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária ( AEVP ) da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo ( SAP / SP ), no ano de 2014.
O concurso foi homologado em 2018. Após mais de 03 anos passados desde a homologação, a SAP convocou o candidato através de publicação no diário oficial ( D.O. ), mesmo o Edital do concurso tendo previsto que a convocação poderia também ter sido feita por e-mail.
Assim, o candidato não tomou conhecimento de que deveria ter comparecido à sessão de escolha de vagas e, consequentemente, acabou eliminado do concurso e perdeu a vaga conquistada para Agente de Escolta Penitenciária ( AEVP ).
Desta forma, o que houve foi que a convocação do candidato não chegou a seu conhecimento a tempo porque a SAP procedeu de forma falha na comunicação dos aprovados.
Nem mesmo e-mail a SAP enviou aos candidatos. Porém, mesmo se a convocação tivesse sido também enviada por e-mail, não é razoável, não faz sentido, que o Governo espere que os candidatos acompanhem seus e-mails de forma minuciosa por tanto tempo. Pode ocorrer de a pessoa ter um segundo e-mail que acaba utilizando mais, pode ocorrer de o candidato não ser tão conectado à sua caixa postal de e-mail, pode acontecer de o candidato acreditar que se trata de golpe ou propaganda enganosa, pode acontecer de o e-mail ir parar na caixa de lixo eletrônico ( SPAM ), dentre diversas outras possibilidades.
Assim, é importante e necessário que a Administração Pública envie a convocação para sessão de escolha ou anuência de vagas, ou nomeação, ou até mesmo posse, de forma eficiente, para não prejudicar os candidatos de concursos públicos.
O candidato, neste caso, não teve interesse em obtenção de liminar para reintegração imediata e posse no cargo, porque estava bem empregado e preferiu aguardar a sentença final para pedir demissão no atual emprego e tomar posse no cargo de AEVP. Porém, é um caso em que uma liminar, ou antecipação de tutela, para reintegração imediata no concurso, com nomeação e posse, é perfeitamente possível.
Se você precisa de um advogado especializado em concursos públicos, entre em contato conosco.
Participar de um concurso público é, para além da busca por uma posição profissional mais